Em um dia corriqueiro, ao parar diante de um mural de avisos, um banner me chamou a atenção: ele anunciava peças de teatro no horário do almoço, a apenas R$ 3,00! 😲Tratava-se de um teatro do qual nunca tinha ouvido falar antes, localizado no Largo de São Francisco, no Centro. Na hora, resolvi: iria até lá. Naquele mesmo dia. Afinal, um espetáculo de apenas 25 minutos de duração não atravancaria a realização das minhas tarefas vespertinas.
Ao chegar, fui surpreendida pela simplicidade e aconchego do local. Havia uma peça em andamento: risadas ressoantes emanavam do público, separado da área da bilheteria apenas por uma cortina preta. Fiquei ainda mais animada pelo que me aguardava para dali a alguns minutos.

Por apreço às surpresas que uma obra teatral reserva, optei por não ler as sinopses e utilizar como critério único de escolha da peça o horário. Fiquei com O Mascate da Rua da Alfândega. Não me arrependi.
A montagem traz um vívido vendedor de banha e suas experiências, dentre elas o encontro com a misteriosa e marcante Jussara, arrumadeira de pensão. O olhar penetrante, voz imponente e expressão firme do ator Lucas Oradovschi prendem o/a espectador(a) ao depoimento do personagem, orgulhoso de seu ofício e saudoso de certos detalhes de seu passado.

O Teatro do Saara – uma sociedade de Fernando Maatz, Natalia Simonete e Luciana Zule – foi inaugurado em março deste ano, após seu projeto ter sido contemplado, em 2015, pelo Programa de Fomento à Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. A própria casa, que mira no amplo, diversificado e democrático público da região, apresenta seu modelo de programação como “teatro a varejo”: peças em horário comercial, cinco dias por semana, a preço baixo.
Luciana Zule, dramaturga, fala sobre o intenso trabalho de escrever as cinco peças em cartaz na casa, com nomes e gêneros predeterminados. A artista declara ter buscado inspiração no Grand Guignol, no Vaudeville, no Burlesco, na literatura pulp, no teatro de rua dos farsantes, no melodrama, nos musicais e nas obras dos nossos consagrados Arthur Azevedo, Viriato Correia, Dias Gomes e Joel Rufino.

Que maravilha é ter teatro acessível, barato e de qualidade! 😍 Foi incrível poder degustar, na hora do almoço 🍛, dessa saborosa arte, concebida com carinho por uma equipe empenhada em adicionar doses da magia do teatro à rotina dos/as que trabalham nos arredores. Valeu, Teatro do Saara! 😄
Sessões de segunda a sexta-feira, às 12:30, 13:30 e 14:30
Largo de São Francisco, 19 – Centro – RJ
R$ 3,00
Rafa, que texto lindo! Muito obrigada pelo apoio e que bom que você gostou do nosso teatrinho! Podemos compartilhar no nosso Facebook? 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Natália! Fico tão feliz por ter gostado do meu texto!! 😄
Eu que agradeço: por ter visitado meu blog, lido meu texto e deixado seu comentário! 😊
Claro que podem! Vou adorar! ❤
Um abraço!
CurtirCurtir
Oba! Acabamos de compartilhar lá! Obrigada!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
😄😍😘
CurtirCurtir