Crônicas

Bate-papo sem fio (e sem noção)

É engraçado como há certos amigos que nem lembramos como entraram em nossas vidas. São aquelas amizades que brotam de laços que transcendem gerações: encorajada pela afinidade existente entre mães, pais, avós ou tios, surge uma aproximação, que por vezes atravessa longos anos.

Curioso é que esses amigos que nos vêm sem muito esforço ou procura são por vezes os mais acertados. É fato que os companheiros que conquistamos a partir de gostos e hábitos afins, ao longo da vida, são igualmente valiosos. Mas para mim é intrigante como algumas dessas minhas amizades sem um começo tangível tanto anunciam que não terão fim.

Com nós três o esquema foi esse. Lalá e eu fomos condicionadas à amizade eterna a partir do primeiro contato. Tendo em vista que desde o nascimento dividimos muitas coisas (incluindo a mamãe e o papai), aprendemos a nos amar e a conviver incrivelmente bem; eu tinha ganhei um apelido carinhosíssimo — “galota”.

E o Lucas entrou na roda. Se a amizade entre nossas mães e pais era o principal motivador de nossa amizade, o fato de estudarmos todos na mesma escola (a saudosa Brotoeja) e morarmos no mesmo quarteirão foram capazes de consolidá-la.

P_20181201_1645472
Eu, Lucas e Larissa.

 

Mas a parte mais legal disso tudo era “morarmos no mesmo quarteirão”. Uma das janelas do lendário apartamento em que eu Larissa habitávamos com nossa família voltava-se justamente para a direção das janelas de onde o Lucas morava.

Os prédios eram afastados um do outro por uma caminhada de cinco a dez minutos, apenas. As janelas, próximas o suficiente talvez para uma pessoa com vista sadia contemplar o vizinho decentemente.

No entanto, para nós as ventanas eram nada menos que meios de comunicação. Nisso, eu e minha irmã atormentávamos os vizinhos, por crermos que gritar até o Lucas aparecer era, evidentemente, muito mais interessante do que ligar para o telefone dele.

P_20181201_1645312
Larissa e eu no sofá. Ao fundo, a janela que dava para o prédio do Lucas.

Berrávamos até ele dar as caras. E Lucas não falhava. Nem tinha como. Afinal, muitos dos nossos bate-papos via gritaria na janela eram combinados previamente, quando nos encontrávamos na Broto.

P_20181201_164556
Larissa e Lucas na Brotoeja, em uma das festinhas de aniversário realizadas na escola.

O mais engraçado é que não tínhamos pautas específicas para a conversa. A vontade era só ver a cara um do outro e jogar conversa fora. Tipo um FaceTime. Mas sem internet. Sem motivo aparente. Entre pessoas que moravam no mesmo quarteirão. E aos berros.

Às vezes, pedíamos, via brados, para o Lucas nos dar o sinal do fax. Com isso, nosso aparelho emitia um barulho que indicava que podíamos enviar mais um de nossos tantos desenhos ao nosso amigo, enfrentando, com esse aparato tecnológico respeitável, a imensa distância que nos afastava.

Recentemente, ao visitar a casa do Lucas, me espantei ao olhar para fora. A distância para a velha janela pela qual eu e Lalá nos comunicávamos com nosso amigo era maior do que eu me lembrava. Certamente grande demais para permitir um bate-papo entre vizinhos. Mas não para nós três, há 15 anos atrás. Para crianças criativas e um pouquinho inconvenientes, nenhuma janela é distante demais.

WhatsApp Image 2018-12-01 at 15.21.41
A vista do nosso antigo prédio, da janela do Lucas. No nono andar, a janela de onde eu e Larissa emitíamos nossos gritos.

 

 

 

8 comentários em “Bate-papo sem fio (e sem noção)

  1. Rafa, seus textos são sempre especiais e com muita emoção! Mas rever essa parte da vida de vocês e rever as fotos da Lari e do Lucas, da época em que dei aula pra eles mexeu ainda mais com meu coração!
    História linda! Memórias afetivas que não esquecerão jamais!
    Lindo! Parabéns!

    Curtir

    1. Gil, que alegria ler isso de você! Sim, relembrar, escrever e ler sobre esses eventos é sempre emocionante… ainda mais quando encontramos registros fotográficos para fortalecer ainda mais a memória! São muitas histórias que carregamos, todas muito especiais… 💙 Obrigada, de coração! Beijos com muito carinho! 😘

      Curtir

  2. Amei o ” bate papo sem fio ” querida Rafaela. Trouxe-me recordações, pois nós os adultos pais , também, algumas vezes, utilizávamos essa tecnologia sem muito sucesso para nos comunicar fazendo gesto com a mão ” pega o telefone aí ou liga pra mim. Que alegria. Parabéns! Que Deus te abençoe! Bjs

    Curtir

  3. Que delicia de recordações, histórias vivdas com tanto amor pra ficar sempre em nossas memórias! Tempos tao especiais e bem vividos! Viva a falta da tecnologia da época! Seus textos são maravilhosos! Linda! Bjs da madrinha de bandeja😍

    Curtir

    1. Que felicidade receber essa mensagem tão carinhosa e saber que você gostou tanto do texto! Sim, tempos especiais demais, que deixam saudade e suscitam tantas recordações! Muito obrigada pelo carinho. Beijos mil! 😍💙😘

      Curtir

Deixe um comentário