No fim de semana passado, empreendi uma das melhores viagens dos últimos tempos, parte de um grupo de outras 15 pessoas. O destino, a menos de 300 quilômetros de distância do município do Rio de Janeiro, foi Conceição do Ibitipoca, um lugar inspirador, lindo e de muita, muita paz. 📵
Como este blog não é de viagem, não pretendo esmiuçar nossos roteiro, local de hospedagem, gastos e outros detalhes. Mas quero dividir com vocês os principais encantos de Ibitipoca e arredores, a começar pelo festival anual de blues que ocorre desde 1999 na vila.
O Ibitipoca Blues 🎷 recebe por volta de 3 mil espectadores a cada edição, sendo um importante fomentador do turismo no distrito em uma época alternativa do ano. Desta vez, o evento ocorreu no camping Ibitilua, localizado na zona central do povoado.
Na tarde de sábado (26/08), enquanto caminhávamos de bobeira pelas ruas da vila, decidimos conhecer o Ibitilua. Entramos pelo restaurante Cleusa’s Bar, que fica logo à frente do camping e oferece uma passagem para o mesmo.
Enquanto a noite não chegava – e, com ela, o festival – o palco recebia uma banda e o gramado, um público animado, que dançava e se divertia bastante. Além disso, outras atividades, como oficinas de bonecas abayomi e flautas, tomaram o camping ao longo da tarde de sábado.
A noite no Ibitilua nos reservou um grande evento. Músicos animados e muito talentosos subiram aos palcos para esquentar um pouco o clima – mesmo assim, quase congelamos! Pra quem está acostumado com o calor do Rio, melhor se preparar: vesti duas peças de cada item de vestuário – sendo algumas de lã e uma das blusas, térmica – e, ainda assim, morri de frio! Brrr! ☃
Fiquei surpresa com a organização do evento. A proporção do festival, limitada pela capacidade de absorção de turistas de um distrito pequeno, colaborou para que tudo ficasse nos conformes: som e iluminação excelentes, banheiros facilmente acessíveis, boa oferta de alimentos e bebidas e boa visibilidade dos shows em quase todos os pontos do gramado.
É claro que nenhum evento desse porte fica livre das críticas: ouvi queixas em relação à desordem na barraca de bebidas e ao tamanho das filas dos banheiros, por exemplo. Mas nada capaz de tirar o brilho e o valor do Ibitipoca Blues, realmente agradável e de muita qualidade.
Ufa. Quanta coisa pra contar! Fico devendo um post sobre as bandas incríveis que reluziram no palco do festival, sob o luar e as estrelas do lindo céu de Conceição do Ibitipoca 🌟. Até lá!