Quem visita a cidade maravilhosa chega na expectativa de, entre outros atributos, paisagens naturais encantadoras. Mas quem mora aqui sabe que o Rio tem, além de pontos turísticos de natureza exuberante, árvores, plantas e flores espalhadas por suas ruas.
Árvores como as amendoeiras, com seus corpos altos e folhas exuberantes, surgem com imponência nas principais avenidas, revelando seu caráter ancestral. Já nos jardins de condomínios e instituições, pinheiros figuram com simpatia, saudando quem acaba de chegar.
O abricó-de-macaco é o mais curioso para mim: as flores surgindo do tronco, com seis pétalas carnosas, exalando um doce aroma… Ao pesquisar sobre a curiosa espécie, descobri que ela é originária da Floresta Amazônica. Traz frutos de casca marrom, grandes, circulares e, para minha surpresa, comestíveis! Só não muito apreciados pelos humanos… Sobra mais para os macacos! 😆
E o gengibre vermelho? Esse sempre capta minha atenção, com suas florezinhas róseas em formato de espiga brotando como que a tentar quebrar o predomínio do verde das folhas à volta. Igualmente arrebatador, o flamboyant – “flamejante” – parece de fato flamejar 🔥 : os tons quentes de suas flores dão um alô vermelho-alaranjado aos transeuntes.
Também adoro o florido jasmim-manga, cujo envolvente perfume me reporta à casa da minha avó, ornamentada pelas flores rosas e brancas da cientificamente chamada plumeria rubra. Descobri que, apesar de convidativos para algumas crianças escaladoras, o caule e os ramos dessa espécie abrigam uma seiva leitosa e tóxica 😮 . A espada-de-são-jorge, também cultivada no quintal da vovó, ornamenta fachadas de edifícios e de lojas pela cidade.
As bromélias marcam presença na rua onde moro e nos quintas de alguns conhecidos. Elas são parte de uma das mais adaptáveis famílias de plantas do mundo: além de super-resistentes, podem apresentar infinitas formas e cores. Os diversos exemplares que encontro por aí são provas vivas dessa variedade, destacando-se seja pela posição peculiar – presos aos galhos das árvores – seja pela notável dimensão, como é o caso da bromélia gigante.
Nós, cariocas, somos agraciados com uma grande variedade de espécies do reino vegetal, das mais comuns às mais desconhecidas, das plantas rasteiras aos mais altos e encorpados troncos. Saibamos apreciar esses belos seres espalhados pelas vielas, ruas e avenidas da cidade, sempre dispostos a nos alegrar com suas cores e a nos acolher com sua sombra. 🌷 🌳