Minhas queridíssimas férias chegaram, trazendo horas a fio a serem gastas nos centros culturais cariocas. 😊 Comecei, como mencionado nesse post, pelo CCBB e estiquei meu passeio para o Centro Cultural dos Correios, que fica coladinho com o primeiro.
A casa exibe, até dia 6 de agosto próximo, trabalhos fotográficos incríveis, parte do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro. O evento, sob coordenação do fotógrafo Milton Guran, pretende promover a valorização da fotografia como bem cultural, além da maior visibilidade à produção fotográfica contemporânea nacional e internacional.
Inserida no FotoRio 2017, a mostra Ausência constitui uma investigação acerca da maternidade no presídio feminino Nelson Hungria, no Complexo de Gericinó. A autora do projeto, Nana Moraes, fotografou tanto as mães, no presídio, quanto seus filhos e filhas, em suas próprias residências. Em seguida, estabeleceu-se a troca de cartas e fotografias entre mães e filhos(as) via correio.
Nascida no Rio de Janeiro, Nana Moraes formou-se em Jornalismo pela PUC-SP. A artista já levou o Prêmio Abril de Jornalismo seis vezes e foi duas vezes premiada pela Associação Brasileira de Propaganda como Destaque Profissional/Fotografia. Ademais, seus trabalhos já integraram diversas exposições, tanto individuais quanto coletivas.
Em Ausência, a fotógrafa alia seu amplo conhecimento técnico em fotografia à sensibilidade de uma graduada em Jornalismo, resultando em um trabalho de impacto ímpar. Seus painéis de tecido vivamente coloridos suscitam emoções diversas, enquanto os registros fotográficos das mães e de seus/suas filhos(as) mostram as faces da saudade.
Com esta emocionante mostra, a artista revela a realidade doída de tantas famílias fragmentadas pelas grades do cárcere e dá visibilidade a algumas das mulheres presas no Nelson Hungria. Fiquei encantada com o trabalho de Nana e fui de fato tocada ao encarar os depoimentos escritos e os retratos dessas mulheres e de seus familiares. A exposição Ausência nos convida a direcionar nossos olhares à subjetividade de mulheres que precisam de voz. Aceite esse convite!
Ausência, de Nana Moraes
Até 06 de agosto de 2017
Terça-feira a domingo, das 12h às 19h
Centro Cultural dos Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro)
Entrada franca
Site
Fontes de consulta
Site Centro Cultural dos Correios
Site Nana Moraes
Um comentário em ““Ausência”, de Nana Moraes”